SAMBA NA INTENDENTE

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Jurema Gonzaga


Nasceu no dia 19 de Dezembro de 1949 no bairro de Bonsucesso, Rio de Janeiro. Filha de Geraldo Gonzaga e Aurora Carvalho Gonzaga que tiveram ao todo oito filhos. Quando a pequena Jurema tinha quatro aninhos, sua numerosa família mudou-se para o bairro Paulicéia em Duque de Caxias.
Jurema se orgulha de sempre ter estudado em escola pública (Instituto Oswaldo Cruz, na Avenida dos Democráticos depois no Clovis Monteiro em Bonsucesso); com dezesseis anos se formou em corte e costura se aperfeiçoou ao ponto de dar aula no Sindicato dos Comerciários em Duque de Caxias onde teve a oportunidade de formar uma grande turma de profissionais de costura.
Com dezessete anos se casou (Igreja de Santo Antônio) e teve quatro filhos: Iara, Vânia, Marcelo e Cintia.
Desde cedo, por causa do pai, Jurema passou a se envolver com as causas sociais. Seu Geraldo vivia reivindicando melhorias para a comunidade: hospitais, escolas, etc., e Jurema o acompanhava nessas lutas e pelo visto tomou gosto, também pudera, já estava no sangue.
Jurema Gonzaga após fazer um curso de auxiliar de enfermagem foi trabalhar no açúcar Pérola em Duque de Caxias onde também desenvolveu um trabalho social junto aos familiares dos funcionários.
Jurema Gonzaga chegou a administrar o Posto de Saúde da Rua 2 no Jardim Primavera onde desenvolveu um excelente trabalho, não só no posto, como também um trabalho social naquela comunidade. Jurema conta que na época eram muitas pessoas carentes e ela e toda a sua equipe conseguiu fazer um bonito trabalho.


Em 1992, já em Nova Campinas, Jurema Gonzaga funda o Grupo Renovação que tinha como principais objetivos: trabalhos sociais e esportivos.
Um dado curioso é que o Grupo Renovação tinha montado uma escolinha de futebol e um dos requisitos básicos era o aluno estar estudando – resultado: muitas crianças estavam fora da escola e isso era um impedimento para ingressar na tal escolinha. Essa situação acabou forçando os pais (dessas crianças) a matriculá-los ou em escolas do município ou até mesmo em escolas particulares do conjunto, e mais: quando (comprovadamente) essas crianças ficavam de fora da escola por falta de vagas, o Grupo Renovação comprava e doava o material escolar além de alfabetizar essas crianças. A escolinha de futebol funcionava (num campinho) às margens do Rio Roncador.
O Grupo Renovação criou também uma escolinha de teatro que funcionava nas dependências do Carícia Piscina Clube em Nova Campinas.
Outro curso criado pelo Grupo Renovação foi o de corte e costura (claro que esse não podia faltar) que parou por falta de recursos.
Embora o Grupo Renovação não tivesse nenhum vínculo político, Jurema Gonzaga, por essa época, chegou a se candidatar para a presidência da Associação de Moradores de Nova Campinas.
Com a paralisação do Grupo Renovação a comunidade sentiu bastante e começou a reclamar a falta de atividades, foi aí que no dia 09 de Março de 1997 foi fundado o G.R.B.C. Esperança de Nova Campinas e lá estava a nossa Jurema como relações públicas.
O Esperança desfilou apenas um ano e só retornaria em 2005. Nessa volta quem é que estava como presidente? Jurema Gonzaga. Que de lá pra cá venceu duas eleições.
Com Jurema Gonzaga a frente da agremiação, o Esperança conseguiu este ano uma segunda colocação que lhe garantiu acesso ao Grupo 2, isso sem falar nos troféus de melhor mestre-sala e melhor porta-estandarte.Em 2004, Jurema foi premiada como "Mulher Guerreira" pela Federação de Blocos Carnavalescos do Rio de Janeiro com uma linda placa entregue pelo presidente da entidade (Sr. Izaltino) e pelo cantor e compositor Jorginho do Império, o evento aconteceu na quadra da Portela em Madureira.
No dia 27 de Maio de 2009, Jurema Gonzaga recebeu Moção da Câmara de Vereadores de Duque de Caxias pelos serviços prestados à comunidade de Nova Campinas. O diploma lhe foi entregue pelo vereador Ademir Martins.Jurema Gonzaga ainda exerce (além de presidente do Esperança) a profissão de costureira e trabalha no seu próprio ateliê que fica na Rua 7 em Nova Campinas telefone: 3666-0887.

Esperança de Nova Campinas fica em 2.º Lugar e sobe para o Grupo 2 em 2011

Por / Huayrãn Ribeiro - Com o enredo de Zumbi a Mandela, Liberdade! (escolhido pela Comissão de Carnaval da agremiação) e o samba de Jorge Ferreira e Paulo Mineiro, o Esperança de Nova Campinas foi o bloco do município de Duque de Caxias com o melhor desempenho nesse Carnaval/2010, explico: a agremiação dirigida por Jurema Gonzaga ficou em segundo lugar (103 pontos no total), atrás apenas do Unidos do Alto da Boa Vista (104 pontos no total) que foi o vencedor do Grupo 3. Ambos desfilarão no Grupo 2 (Campinho) no Carnaval/2011. O Esperança foi a oitava agremiação a desfilar na Cardoso de Moraes em Bonsucesso dia 13/02, sábado de Carnaval.