SAMBA NA INTENDENTE

sábado, 3 de dezembro de 2016

Esperança de Nova Campinas / Pontapé inicial para o Carnaval/2017


O G.R.B.C. Esperança de Nova Campinas (Presidente: Jurema Gonzaga), no dia 3 de dezembro (Sab.) deu o pontapé inicial para os seus preparativos para o Carnaval / 2017.
A agremiação verde e branco de Nova Campinas apresentará o enredo “FEIRA DE DUQUE DE CAXIAS, UM SHOPPING A CÉU ABERTO”.
O grande diferencial do Esperança para o Carnaval / 2017 é que os seus ensaios não mais serão realizados no salão de festas da Associação de Moradores e sim na Rua 7 (nº 487).
De acordo com a organização do Esperança esse primeiro ensaio foi apenas para apresentação dos (5) sambas concorrentes.
  
 
 

A nova geração do Esperança de Nova Campinas também deu o ar de sua graça...
Vamos conhecer os compositores concorrentes:

Edson Brasil / Alexandre (foto) / Sérgio da Ilha

Wagner Zanco / Paulo da Hora / Jorginho

Carlos Henrique / Rafael / Jorge Ferreira

Cezynha 7 Cordas

Seu Zé da Boa

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

MAPA DA CULTURA AFRO

A cidade de Duque de Caxias tem uma forte relação com a cultura africana. Essa marca está presente nos dias atuais, seja através dos blocos afros, dos centros de matrizes africanas, nos grupos de capoeira ou no Hip Hop. Agora a Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria de Cultura e Turismo em parceria com Secretaria de Planejamento, Habitação e Urbanismo, através da Gerência de Planejamento Urbano, lança um mapa virtual que mostra desde os pontos até traçar rotas.
Trata-se de uma plataforma online gratuita que mostra a geolocalização das unidades que realizam atividades afro culturais, com acesso, em cada ponto identificado, a uma base de informações descritivas e pictográficas, podendo ser acessada através de celulares ou smartphones para traçar rotas até chegar ao local de interesse, aumentando a acessibilidade aos equipamentos. Esta plataforma mostra o potencial da Cultura Afro no território caxiense através de um layout simplificado. 
Em um clique é possível ver a localização do terreiro de Joãozinho da Gomeia, o busto de Zumbi, a sede dos blocos afro Ojuoba Axé, Imalê ifê, Raiz de Verdade, a quadra da escola de samba Grande Rio e uma dezena de outros locais importantes que mantem viva a presença negra em Caxias. 
Para conhecer estes e outros locais no mapa basta acessar o link: