A cidade de Duque de Caxias tem uma forte relação com a cultura africana. Essa marca está presente nos dias atuais, seja através dos blocos afros, dos centros de matrizes africanas, nos grupos de capoeira ou no Hip Hop. Agora a Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria de Cultura e Turismo em parceria com Secretaria de Planejamento, Habitação e Urbanismo, através da Gerência de Planejamento Urbano, lança um mapa virtual que mostra desde os pontos até traçar rotas.
Trata-se de uma plataforma online gratuita que mostra a geolocalização das unidades que realizam atividades afro culturais, com acesso, em cada ponto identificado, a uma base de informações descritivas e pictográficas, podendo ser acessada através de celulares ou smartphones para traçar rotas até chegar ao local de interesse, aumentando a acessibilidade aos equipamentos. Esta plataforma mostra o potencial da Cultura Afro no território caxiense através de um layout simplificado.
Em um clique é possível ver a localização do terreiro de Joãozinho da Gomeia, o busto de Zumbi, a sede dos blocos afro Ojuoba Axé, Imalê ifê, Raiz de Verdade, a quadra da escola de samba Grande Rio e uma dezena de outros locais importantes que mantem viva a presença negra em Caxias.
Para conhecer estes e outros locais no mapa basta acessar o link:
Nenhum comentário:
Postar um comentário