SAMBA NA INTENDENTE

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Esperança de Nova Campinas apresenta o Carnavalesco Sidney Rodrigues Rocha

SIDINEY RODRIGUES ROCHA
O artista plástico, estilista e educador Sidiney Rodrigues Rocha, nascido no Rio de Janeiro em 14 de julho de 1960, se dedica ao ofício das artes desde a infância, quando arriscava seus primeiros rabiscos e desenhos. Formado em Estilismo em Confecção Industrial pelo SENAI/CETIQT - Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil, no Curso de Licenciatura em Educação Artística – Habilitação em História da Arte pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ e no Curso de Belas Artes – Indumentária pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, além dos cursos de Desenho Publicitário (SENAC), Desenho de Moda (OBERG), Desenho de Estamparia (SENAI/CETIQT), Silk Screen (Liceu de Artes e Ofícios), Desenho e Aerógrafo (Lula Lindemberg) e Desenho de Modelo Vivo (UERJ).
Atuou como Estilista em empresas de renome, como a Energia e a CIA Sayonara Indústria S.A. – POESI, criando estampas, cartelas de tecidos, desenvolvendo logomarcas, embalagens, etiquetas e novos materiais, vitrines de feiras nacionais e internacionais, bem como toda a programação visual das empresas, além de diversas coleções, que incluiu a linha infantil da Xuxa.
Como Figurinista Assistente da Rede Globo de Televisão, trabalhou nos programas: Novela Malhação (Figurinista Denise Bernardes), Novela Estrela Guia (Figurinista Gogoia), Programa Infantil Bambuluá (Figurinista Helena Araújo) e Programa Infantil Sítio do Pica-Pau Amarelo (Figurinista Helena Araújo), onde pôde atuar na criação de figurino, pesquisa de campo e de cores, produção, montagem de roupas para o elenco e figuração, adereços, caracterização, decupagem de sinopse, entre outros.
Como Programador Visual da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, trabalha na criação e elaboração de cenários para shows, mini-galeria, painéis para conferências nacionais e internacionais, vitrines, cartazes, convites, folders, camisas promocionais, entre outros.
Sidiney atua também como professor da rede pública de ensino no Rio de Janeiro, onde une todas as vertentes de seu trabalho e aplica em prol do aprendizado e conhecimento de crianças e adolescentes que tem pouco ou nenhum acesso ao mundo da arte e da cultura como um todo.

Com sua bagagem e experiência, Sidiney atua ainda como carnavalesco, tendo desenvolvido trabalho para as escolas destacadas a seguir: G.R.B.C. Corações Unidos do Amarelinho de Irajá, com o enredo “O Mundo Encantado de Maurício de Souza”, em 1996; com o enredo “De Irajá ao Pagode, Zeca Pagodinho”, em 1997; com o enredo “É Lamp... É Lamparina... É Lampião”, em 1998; G.R.E.S. Herdeiros da Vila (Escola Mirim) com o enredo “Um Sonho de Ouro 2004”, em 1997; Escola de Samba Mirim - G.R.E.S. Herdeiros da Vila, com o enredo “Brincando Brincando lá se vão 10 anos”, em 1998; Bloco de Enredo G.R.B.C. Grudados no Chopp - Vila Isabel, em 1998; Bloco de Enredo - G.R.B.C. Boca Nervosa - Engenho de Dentro, em 1998; Escola de Samba G.R.E.S. Unidos de Padre Miguel, com o enredo “Bahia de Todos os Negros”, em 2000; Escola de Samba G.R.E.S. Unidos de Padre Miguel, com o enredo “Brasil de Ouro Cinco Séculos de Tesouro”, em 2002; Escola de Samba G.R.E.S. Unidos do Viradouro, com o enredo “Viramundo”, em 2002 (Assistente do carnavalesco Chico Spinosa); Escola de Samba G.R.C.E.S.M. Estrelinha da Mocidade Independente de Padre Miguel, com o enredo “Criança: Carnaval, fantasia e alegria no tempo da Vovó”, em 2006; Escola de Samba G.R.C.E.S.M. Estrelinha da Mocidade Independente de Padre Miguel, com o enredo “Rio: Esporte, amor e alegria no Pan da Estrelinha”, em 2007.

Sidiney Rocha
Formado no curso de Educação Artística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, em 1995. Aperfeiçoou-se na arte de estamparia no Curso de Estilismo Profissional do SENAI-CETIQT para, em seguida, cursar sua segunda graduação (Indumentária, na UFRJ). Trabalhou na emissora de TV Rede Globo como assistente de figurinista. Em 2004, retornou à UERJ onde, atualmente, ocupa o cargo de artista visitante, vinculado ao Departamento Cultural, participando de várias exposições coletivas em diversas galerias. Em 2011, concluiu a pós-graduação em Figurino e Carnaval, na Universidade Veiga de Almeida. Em 2012, idealizou e montou a exposição Agbara Orixás, originalmente, na Galeria Candido Portinari e que, desde então, tem excursionado por diversas cidades do interior do Rio de Janeiro e São Paulo.

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Carnaval / 2016 - Grande Otelo – O talento em verde e branco – veja alguns figurinos

O enredo para o Carnaval 2016 do Esperança de Nova Campinas é Grande Otelo, o talento em verde e branco de autoria do Carnavalesco Sidney Rodrigues Rocha, veja alguns figurinos:

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Esperança Comunica - Ensaios aos Sábados a partir das 22 horas

Ensaios do Esperança de Nova Campinas aos sábados no Salão de Festas da Associação de Moradores de Nova Campinas sempre a partir das 22 horas.
O enredo da agremiação para o Carnaval 2016, de autoria do Carnavalesco Sidney Rodrigues Rocha - GRANDE OTELO - O TALENTO EM VERDE E BRANCO.
A Associação de Moradores de Nova Campinas fica localizada a Av. A / Lote 6 - Quadra 86