SAMBA NA INTENDENTE

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Blog TV Campinarte / A imagem das comunidades: Grande Otelo: o gênio negro da arte brasileira


Nascido em outubro de 1915, em Uberlândia, Minas Gerais, Grande Otelo despontou logo cedo como um expoente das artes. Negro, filho de ex-escravos e dono de um raro talento, o artista foi lançado no cenário cultural ainda criança. Em uma época de forte racismo, Grande Otelo superou os limites de sua condição social e construiu uma carreira única. Começou no teatro, como um dos atores da Companhia Negra de Revista, primeira experiência de inserção de atores negros na seara artística do país.

Grande Otelo se destacou fazendo dupla com o Oscarito nas famosas chanchadas da Atlântida, durante a primeira grande empreitada do cinema brasileiro. Seu talento despertou interesse de diretores e culminou no convite para interpretar o personagem Macunaíma no filme homônimo baseado no clássico de Mário de Andrade. O longa-metragem fez de Grande Otelo um ícone do cinema e o tornou mundialmente conhecido.

Versátil, Grande Otelo ainda atuou na televisão brasileira, em quadros humorísticos, além de ter sido apresentador de programas especiais.
O Caminhos da Reportagem relembrou momentos marcantes da vida de Grande Otelo e entrevistou atores consagrados, amigos, familiares e especialistas sobre seu legado, que ainda inspira muitos artistas. Não perca a homenagem a este grande brasileiro, que não pode ter sua memória apagada.

Blog TV Campinarte / A imagem das comunidades: Grande Otelo: o gênio negro da arte brasileira:

Nenhum comentário:

Postar um comentário