SAMBA NA INTENDENTE

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Esperança de Nova Campinas deseja a todos um Feliz Ano Novo!

Mais um ano está chegando ao fim e na beleza das noites iluminadas, o sonho de muitos corações se preparam para a viagem á procura de suas realizações, que ocorrerá durante todo ano vindouro.
O nosso caminho é feito pelos nossos próprios passos, mas a beleza da caminhada depende dos que vão conosco.
Assim, que neste Ano Novo possamos caminhar em busca de um mundo melhor, cheio de paz, saúde, compreensão, e muito amor.
Desejo do fundo do meu coração que as realizações alcançadas este ano, sejam apenas sementes plantadas, que serão colhidas com maior sucesso. E quando a meia – noite trouxer o Ano Novo e os fogos de artifício anunciarem sua chegada, que Nosso Senhor Jesus Cristo esteja á frente iluminando nosso longo caminho.
Que no próximo ano possamos ainda ser amigos e esperarmos juntos a chegada dos nossos sonhos que partiram, comemorando com imensas taças de amizade verdadeira a vinda e a realização de cada um.
Que as próximas experiências sejam construtivas saudáveis e harmoniosas.

Muita paz em seu contínuo despertar...

FELIZ ANO NOVO!!!

(Jurema Gonzaga - Presidente)

domingo, 5 de dezembro de 2010

Homenagem / Ary L. dos Santos - ritmista

As poderosas lentes do nosso Observatório Comunitário captaram em Nova Campinas um dos mais idosos ritmistas do Carnaval – Ary L. dos Santos. 
 Seu Ary que nasceu no morro do São Carlos (RJ) em 26 de março de 1935 é casado com Tereza dos Santos, pai de oito filhos, 46 netos e (segundo ele) mais de 40 bisnetos.
Lubrificador aposentado, seu Ary desfilou pela primeira vez em 1952 e foi pela Estácio, na época o seu instrumento era o tamborim.
É morador de Nova Campinas desde 1987 e sai na bateria do Esperança (hoje com o surdo de 3ª) desde a sua fundação.
Seu Ary também já desfilou pela Império da Tijuca, Arrastão de Cascadura, Bafo da Onça, Unidos de Nova Campinas e outros.
O Campinarte Dicas e Fatos se sente muito honrado com a oportunidade de homenagear pessoas como o Seu Ary....  única forma que encontramos para agradecê-lo pelos serviços prestados ao samba do Rio de Janeiro.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Enredo para o Carnaval / 2011

O Esperança de Nova Campinas comunica que o enredo escolhido pela Comissão de Carnaval para 2011 - União da Ilha, Samba, Amor e Melodia.
Justificativa: A simpatia pela Escola de Samba da Ilha do Governador e também para prestar uma homenagem a um dos fundadores do Esperança - o saudoso Célio Rosa.
Seu Célio [como era conhecido], além de ser um dos fundadores da verde e branco de Nova Campinas pertencia também a Velha Guarda da União da Ilha tendo naquela agremiação um histórico de serviços prestados.

Carnaval 2011 / Ordem dos desfiles dos blocos do Grupo II

A novidade dos desfiles dos blocos de enredo do Grupo II no Carnaval 2011 é que teremos 5 agremiações de Duque de Caxias, são elas: Esperança de Nova Campinas, SIMPATIA DO JARDIM PRIMAVERA, Bloco DO CHINA, UNIDOS DA LAUREANO e IMPÉRIO DO GRAMACHO.
De acordo com o site da Federação de Blocos Carnavalescos do Estado do Rio de Janeiro o Grupo II [Campinho] através de sorteio ficou assim determinado:

GRUPO II / Desfile dia 05 de Março de 2011 às 20:00 hs.
Local: Estrada Intendente Magalhães - Campinho

1- GRBC ESPERANÇA DE NOVA CAMPINA
2- GRBC UNIDOS DO ALTO DA BOA VISTA
3- GRBC SIMPATIA DO JARDIM PRIMAVERA
4- GRBC DO CHINA
5- GRBC UNIDOS DE TUBIACANGA
6- GRBC TRADIÇÃO BARREIRENSE DE MESQUITA
7- GRBC UNIDOS DA LAUREANO
8- GRBC IMPÉRIO DO GRAMACHO
9- GRBC MOCIDADE UNIDA DE MANGUARIBA
10- GRBC AMIZADE DA ÁGUA BRANCA

domingo, 28 de novembro de 2010

Maria Aparecida (Cida) – Ala das Baianas

Cida é mineira (Juiz de Fora), nasceu no dia 01/05/1938, viúva, uma filha e quatro netos e a vida sempre voltada aos serviços domésticos.
Moradora de Nova Campinas há mais de vinte e cinco anos, Cida sempre gostou de Carnaval e pelo o que apuramos freqüentava os bailes de grandes clubes da zona sul e do centro da cidade do Rio de Janeiro.
Cida, até se mudar para Nova Campinas, ainda não havia pisado numa avenida... Um belo dia conheceu o Esperança de Nova Campinas e a partir do momento que ingressou na ala das baianas não deixou de desfilar um ano se quer.
Cida também desfilou no Bloco Unidos de Nova Campinas e na Escola de Samba Difícil é o Nome de Pilares.
Cida se sente muito feliz no Esperança e destaca o carinho e o respeito da diretoria para com os seus componentes.
Cida é uma das baianas mais antigas e {com certeza} uma das mais queridas por todos na agremiação.

Eliane Morenno - Destaque

Eliane é a responsável pela coreografia da Comissão de Frente do G.R.B.C. Esperança de Nova Campinas, mas na hora do desfile não abre mão de sair como destaque, é assim todo ano. Eliane Morenno, além do Esperança de Nova Campinas, já desfilou no Unidos de Nova Campinas (bloco), Difícil é o Nome (Escola de Samba) e desfilou também no Salgueiro.
Nasceu em Lagoinha, Salvador (BA), no dia 13 de Agosto de 1977 e com dois aninhos mudou-se com a família para o Estado Rio de Janeiro e há vinte e cinco anos é moradora de Nova Campinas em Duque de Caxias.
Eliane diz que o Esperança pra ela é como se fosse uma herança. O seu pai (Seu neném) foi um dos fundadores do bloco e a sua bandeira {hoje} na agremiação é dar continuidade ao trabalho do seu pai. “Foi uma coisa que ele deixou pra mim que eu seguro com carinho como se fosse uma jóia pra eu tomar conta”, diz Eliane. E continua: “E todo ano é a mesma coisa, aquela correria, mas faço tudo (sempre) com muito amor pelo Esperança de Nova Campinas. Ganhando ou perdendo, chorando ou sorrindo eu sou Esperança, está no sangue e assim como recebi de meu pai, quero deixar essa mesma herança para os meus filhos e netos para que eles também dêem continuidade e não deixem o samba morrer, não deixem o samba acabar”, concluiu Eliane.

domingo, 17 de outubro de 2010

Grande Rio define samba-enredo para 2011

POR RAPHAEL AZEVEDO / Rio - Vice-campeã em 2010, a Grande Rio definiu, na madrugada deste domingo, seu samba-enredo para o ano que vem. No fim, venceu a parceria formada por Edispuma, Licinho Jr. Marcelinho Santos e Foca. O enredo da tricolor se chama "Y-Jurerê Mirim - A Encantadora Ilha das Bruxas (Um conto de Cascaes)" e vai exaltar a riqueza do folclore de Florianópolis.



domingo, 22 de agosto de 2010

Foi um sucesso a Quarta Embaixada do Samba!

Foi nesse Domingo (22/08/10) no salão de festas da Associação de Moradores de Nova Campinas um dos maiores eventos envolvendo as agremiações carnavalescas de Duque de Caxias - 4a. Embaixada do Samba.Todos os blocos do município compareceram, além, de muitas outras atrações.A produção e realização ficou por conta do Esperança de Nova Campinas (Pres. Jurema Gonzaga).Foi servida uma Feijoada à Mineira de dar água na boca, estava (realmente) uma delícia...Esse é um dos poucos eventos que em pleno Domingo consegue arrancar de suas casas famílias inteiras, pessoas de todas as idades...A direção do Esperança aproveitou a oportunidade para anunciar o lançamento do blog oficial da agremiação.Veja algumas imagens do evento:
O G.R.B.C. Esperança de Nova Campinas agradece o apoio da Associação de Moradores de Nova Campinas [Presidente: Milton G. dos Reis] que por motivo de força maior não pôde comparecer ao evento e mais:
Campinarte Dicas e Fatos / observatoriocomunitario.blogspot.com / blog Caxias Digital / Associação Carnavalesca de Duque de Caxias / Federação de Blocos do Estado do Rio de Janeiro...

As Embaixadas do Samba: uma tradição revivida
Em todo o Brasil hoje ainda existem as festas de coroação dos reis negros, que ficaram sendo conhecidas como Congadas, que permanecem sendo realizadas no Ciclo do Natal, a exemplo das Festas de Congos do Espírito Santo, Goiás, Maranhão, etc. Em comum, mantiveram os cargos herdados dessas cortes de reis africanos: rei, rainha, princesas, porta-estandarte, mestre-sala (empregado da casa real que nas recepções do paço e noutros atos solenes dirigia o cerimonial; mestre-de-cerimônias) etc. As exceções quanto à data são Pernambuco (Maracatu), Bahia (Afoxé) e em alguns outros lugares onde a coroação do rei negro (ou rainha) se dá no Carnaval. O outro lugar onde a festa foi transferida do Ciclo do Natal para o Carnaval é o Rio de Janeiro, cuja história nos interessa mais de perto.
Como em todo o Brasil, as festas de coroação dos reis africanos eram feitas no Ciclo do Natal. Mas, em 1808, a família real portuguesa e sua corte se transferiram para o Brasil, fugindo das tropas de Napoleão que invadira Portugal. O Brasil passava a ser a capital do reino e os membros da corte se queixavam ao rei D. João VI que não ficava bem que ajuntamentos de milhares de negros fossem vistos por estrangeiros que para aqui vieram. As festas foram proibidas pela polícia, mas os escravos e forros buscaram meios de driblar essa proibição realizando-as longe dos olhos da nobreza (na igreja da Penha, por exemplo) ou, aproveitando a confusão natural dos dias de folia, fazendo a festa no centro do Rio de Janeiro no Carnaval.
Saiba mais no site da Associação Carnavalesca de Duque de Caxias

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Obrigado Caxias Digital

O G.R.B.C. Esperança de Nova Campinas (Presidente Jurema Gonzaga) e toda diretoria agradece o apoio do Caxias Digital pelo apoio e divulgação dos nossos eventos.
Doravante nossos laços, com certeza, se estreitarão cada vez mais e juntos seremos mais fortes nessa batalha pelo Carnaval de Duque de Caxias.
Em nome do Esperança e de toda comunidade de Nova Campinas, muito obrigado!
(Jurema Gonzaga)

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Esperança de Nova Campinas / Convida


A Diretoria do G.R.B.C. Esperança de Nova Campinas (Presidente Jurema Gonzaga) convida para 4ª. Embaixada do Samba, sábado, 22 de Agosto a partir das 14 horas - Salão de Festas da Associação de Moradores de Nova Campinas – Av. A, 86 (área 1) – Duque de Caxias.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Jurema Gonzaga


Nasceu no dia 19 de Dezembro de 1949 no bairro de Bonsucesso, Rio de Janeiro. Filha de Geraldo Gonzaga e Aurora Carvalho Gonzaga que tiveram ao todo oito filhos. Quando a pequena Jurema tinha quatro aninhos, sua numerosa família mudou-se para o bairro Paulicéia em Duque de Caxias.
Jurema se orgulha de sempre ter estudado em escola pública (Instituto Oswaldo Cruz, na Avenida dos Democráticos depois no Clovis Monteiro em Bonsucesso); com dezesseis anos se formou em corte e costura se aperfeiçoou ao ponto de dar aula no Sindicato dos Comerciários em Duque de Caxias onde teve a oportunidade de formar uma grande turma de profissionais de costura.
Com dezessete anos se casou (Igreja de Santo Antônio) e teve quatro filhos: Iara, Vânia, Marcelo e Cintia.
Desde cedo, por causa do pai, Jurema passou a se envolver com as causas sociais. Seu Geraldo vivia reivindicando melhorias para a comunidade: hospitais, escolas, etc., e Jurema o acompanhava nessas lutas e pelo visto tomou gosto, também pudera, já estava no sangue.
Jurema Gonzaga após fazer um curso de auxiliar de enfermagem foi trabalhar no açúcar Pérola em Duque de Caxias onde também desenvolveu um trabalho social junto aos familiares dos funcionários.
Jurema Gonzaga chegou a administrar o Posto de Saúde da Rua 2 no Jardim Primavera onde desenvolveu um excelente trabalho, não só no posto, como também um trabalho social naquela comunidade. Jurema conta que na época eram muitas pessoas carentes e ela e toda a sua equipe conseguiu fazer um bonito trabalho.


Em 1992, já em Nova Campinas, Jurema Gonzaga funda o Grupo Renovação que tinha como principais objetivos: trabalhos sociais e esportivos.
Um dado curioso é que o Grupo Renovação tinha montado uma escolinha de futebol e um dos requisitos básicos era o aluno estar estudando – resultado: muitas crianças estavam fora da escola e isso era um impedimento para ingressar na tal escolinha. Essa situação acabou forçando os pais (dessas crianças) a matriculá-los ou em escolas do município ou até mesmo em escolas particulares do conjunto, e mais: quando (comprovadamente) essas crianças ficavam de fora da escola por falta de vagas, o Grupo Renovação comprava e doava o material escolar além de alfabetizar essas crianças. A escolinha de futebol funcionava (num campinho) às margens do Rio Roncador.
O Grupo Renovação criou também uma escolinha de teatro que funcionava nas dependências do Carícia Piscina Clube em Nova Campinas.
Outro curso criado pelo Grupo Renovação foi o de corte e costura (claro que esse não podia faltar) que parou por falta de recursos.
Embora o Grupo Renovação não tivesse nenhum vínculo político, Jurema Gonzaga, por essa época, chegou a se candidatar para a presidência da Associação de Moradores de Nova Campinas.
Com a paralisação do Grupo Renovação a comunidade sentiu bastante e começou a reclamar a falta de atividades, foi aí que no dia 09 de Março de 1997 foi fundado o G.R.B.C. Esperança de Nova Campinas e lá estava a nossa Jurema como relações públicas.
O Esperança desfilou apenas um ano e só retornaria em 2005. Nessa volta quem é que estava como presidente? Jurema Gonzaga. Que de lá pra cá venceu duas eleições.
Com Jurema Gonzaga a frente da agremiação, o Esperança conseguiu este ano uma segunda colocação que lhe garantiu acesso ao Grupo 2, isso sem falar nos troféus de melhor mestre-sala e melhor porta-estandarte.Em 2004, Jurema foi premiada como "Mulher Guerreira" pela Federação de Blocos Carnavalescos do Rio de Janeiro com uma linda placa entregue pelo presidente da entidade (Sr. Izaltino) e pelo cantor e compositor Jorginho do Império, o evento aconteceu na quadra da Portela em Madureira.
No dia 27 de Maio de 2009, Jurema Gonzaga recebeu Moção da Câmara de Vereadores de Duque de Caxias pelos serviços prestados à comunidade de Nova Campinas. O diploma lhe foi entregue pelo vereador Ademir Martins.Jurema Gonzaga ainda exerce (além de presidente do Esperança) a profissão de costureira e trabalha no seu próprio ateliê que fica na Rua 7 em Nova Campinas telefone: 3666-0887.

Esperança de Nova Campinas fica em 2.º Lugar e sobe para o Grupo 2 em 2011

Por / Huayrãn Ribeiro - Com o enredo de Zumbi a Mandela, Liberdade! (escolhido pela Comissão de Carnaval da agremiação) e o samba de Jorge Ferreira e Paulo Mineiro, o Esperança de Nova Campinas foi o bloco do município de Duque de Caxias com o melhor desempenho nesse Carnaval/2010, explico: a agremiação dirigida por Jurema Gonzaga ficou em segundo lugar (103 pontos no total), atrás apenas do Unidos do Alto da Boa Vista (104 pontos no total) que foi o vencedor do Grupo 3. Ambos desfilarão no Grupo 2 (Campinho) no Carnaval/2011. O Esperança foi a oitava agremiação a desfilar na Cardoso de Moraes em Bonsucesso dia 13/02, sábado de Carnaval.


domingo, 28 de fevereiro de 2010

CARNAVAL 2010

 De Zumbi a Mandela, Liberdade

FINAL DE SAMBA ENREDO
Por / Huayrãn Ribeiro - Aconteceu nesse sábado (16/01) no Carícia Piscina Clube em Nova Campinas a grande final de samba-enredo do G.R.B.C. Esperança de Nova Campinas (Presidente: Jurema Gonzaga) para o Carnaval 2010 – O Enredo escolhido pela Comissão de Carnaval para este ano é - De Zumbi a Mandela, Liberdade!
Ficaram para a grande final três concorrentes e o ganhador foi o samba de Jorge Ferreira e P. Mineiro (também intérprete).
O Esperança será a oitava agremiação a desfilar na Cardoso de Moraes em Bonsucesso dia 13 de Fevereiro, sábado de Carnaval.



Confira a letra do samba:
Vindo desde os tempos
Bem distante
A história do Brasil universal
Direitos humanos
A discriminação racial
De brancos portugueses com os negros
Pobres escravos e malandros
São personagens da nossa sociedade
Liberdade, Liberdade
Esperança pita tela
Vem da África tão bela
De Zumbi a Mandela
Ei Zumbi seu grito forte
Ainda ecoa por aqui
Ô Mandela, Nobel da Paz
Fez a África mais bela
Hoje eu venho com esperança
Vou sonhar e ser feliz
Diz a cigana
Este povo brasileiro
Sem preconceito
Do jeito que ele quis
O meu tambor
Vai tocar, vai tocar
De alegria
Salve Mãe África, meu povo
A Rainha das Magias



Por / Huayrãn Ribeiro - O G.R.B.C. Esperança de Nova Campinas – (Presidente: Jurema Gonzaga – Vice: Jorge Ferreira) aproveitou a noite do Pagodão com o Grupo Nosso Samba no Salão de Festas da Associação de Moradores de Nova Campinas, sábado (18/09/2009), para fazer o anúncio e entrega da sinopse para o Carnaval 2010. O tema da verde e branco de Nova Campinas escolhido pela Comissão de carnaval é: De Zumbi a Mandela, Liberdade!
O Esperança de Nova Campinas será a oitava agremiação a desfilar (Grupo 3) no sábado de Carnaval em Bonsucesso.